domingo, 4 de outubro de 2015

TARANTINO E REPRESENTAÇÃO FEMININA

Olá, pessoas! Tô tentando escrever umas coisas mais diferentes, com mais regularidade, tô amando! Espero que vocês gostem também! :)


Ultimamente, tenho me irritado um pouco com as conceituações e os limites do movimento feminista. Se econtrar algum traço de radicalidade, é reflexo disso. Todas sabemos - ou deveríamos saber - que o conceito "feminismo" não cabe nem 1/10 da luta que circula em volta dele. Não estou aqui para falar que Tarantino é feminista, que apoia o movimento, que pensou em apoiar as mulheres na hora de dirigir seus filmes. Pelo contrário, estou aqui para mostrar o quanto o trabalho de alguém pode se mostrar mais eficaz que sua falação sem fim sobre um conceito que não pode ser totalmente aplicado em todos os níveis sociais (um salve para a Meryl e seu humanismo rs).

Esse texto não é uma resenha, não é uma crítica, não é nem um estudo profundo. Esse texto tem apenas a função de discorrer sobre um assunto que veio na minha cabeça enquanto assistia pela milésima vez, um dos meus filmes preferidos, Kill Bill vol. 1. Se você é desses chatinhos metidos a bff do Taranta, não se decepcione, por que aqui não falarei dele, de suas influências, dos influenciadores dele e afins. Estou aqui para ressaltar um ponto em comum de algumas obras dele, que não necessariamente seja importante para você, mas é para mim e pode ser para outras pessoas também. Também posso soltar alguns detalhes do filme, então, se você não assistiu/não quer saber, não leia.

Bom, não é novidade para quem é acostumada com os filmes do Tarantão que ele preza por uma relação entre o personagem criado por ele e os atores que ele escolhe para viverem os personagens. A própria Uma Thurman, mesmo, teve participação na criação da Noiva e em várias cenas importantes, inclusive, a inicial do casamento/tiroteio. A Uma também não foi escolhida atoa, toda o roteiro do filme foi escrito para ela atuar. Enfim, como isso mostra uma diferenciação do Quentin Tarantino em relação aos outros diretores que também escrevem para mulheres?


Vou tentar fazer uma lista para organizar melhor minhas ideias.

1º Filmes de ação

Os filmes tarantinescos não são para todos. As influências que ele traz de trash, blaxploitation, western spaghetti e em Kill Bill, principalmente, filmes asiáticos de kung fu e samurais, não é qualquer um que se agrada. Não é filme para "mulherzinha", usando um termo 3ª série. Entretanto, a partir do momento que ele coloca a personagem central (e todas as suas inimigas) como mulheres fortes, independentes e capazes de lutar fodásticamente, ele dá voz para quem não costuma ter muita em filmes populares (que circulam em hollywood).

2º É uma vingança

A narrativa toda gira em torno de uma vingança pessoal de Beatrix Kiddo. Ela sofre uma tentativa de assassinato, no seu casamento, grávida,  pelos seus ex-colegas do "Deadly Viper Assassination Squad" que são comandados por Bill. Enfim, omitindo detalhes para entendimento da essência. Toda a vingança dela e cada luta que se desenvolve mostram o empoderamento de uma vingança feminina, principalmente por sua criança, quem ela acha não ter sobrevivido (PÃAAA).


Queria escrever 3, mas acho que esses dois deram conta. Lembrando que eu estou falando de Kill Bill, mas outros filmes também mostram que o Quentin não liga de empoderar mulheres e suas lutas por espaço no cenário de produção de filmes. Death Proof é tão empoderador que poderia facilmente ter sido escrito por uma mulher, Jackie Brown traz a Pam Grier que simplesmente arrasa (apesar de muita gente não curtir o filme, por outros motivos) e até mesmo em Bastardos Inglórios podemos ver a força do papel da dona do cinema (que também deseja vingança) e a atriz-espiã.

Outra coisa, super curiosa, mas sem conexão nenhuma com o tema do post (além de ser sobre Kill Bill): vocês sabiam que a atriz fofa que interpreta a BB (filha da Noiva e Bill) é brasileira? Olha que orgulho! hahahahahaha

Se você não tinha pensado nos filmes do Tarantino por uma perspectiva feminista, vale a pena fazer uma pesquisa no migo googs e ler a respeito. Tem muito material interessante, produzido por mulheres e amantes do cinema como forma artística, principalmente.


Não se esqueça de comentar no post, se tiver alguma cena favorita de algum dos filmes que citei, que demonstrem essa força feminina, deixe nos comentários, vou adorar ver a opinião de vocês!

Mil bjs

Nenhum comentário:

Postar um comentário