quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

5 ARTISTAS NACIONAIS

Ei galeres! Hoje eu to trazendo pra você 5 dos meus artistas nacionais contemporâneos preferidos, é sempre bom a gente dar uma olhada na música nacional porque tem muito artista bom aqui mesmo, já deu daquela coisa chata de "brasileiro preconceituoso com brasileiro", dá pra valorizar música nacional atual sem peso na consciência. Inclusive encorajo vocês a estarem sempre procurando artistas nacionais porque valoriza a nossa cultura e shows nacionais são bem mais acessíveis.

Então vamos aos artistas:



Thiago Pethit  
Paulista responsável por canções melancólicas  deliciosas. O estilo dele é um indie folk com alguns traços pop, mas bem de leve (o que não é pop hoje em dia, né?) . O EP "Em Outro Lugar" lançado em 2008 deu a ele repercussão suficiente para conseguir lançar o álbum "Berlim, Texas" em 2010 e chegar esse ano com o álbum "Estrela Decadente", disponível pra download inclusive. Outra coisa que eu gosto são os clipes dele que são todos muito bem produzidos, bonitos e passa sempre a sensação de "ontem", nostálgico e melancólico até dizer que chega.


Mallu
Confesso que essa garota, quer dizer, mulher me surpreendeu, eu não gostava muito das músicas dela até o "Pitanga", o álbum mais recente, não sei se foi o relacionamento com o Marcelo Camelo, alguma intersessão sobrenatural ou evolução natural dela como artista, o importante é que as faixas estão muito boas, as letras não deixam a desejar e fica bem claro que ela já não é mais a garotinha que surgiu na cena musical uns anos atrás, agora ela é uma mulher madura e bem resolvida (?). Importante é não deixar de conferir o trabalho novo dela.


Marcelo Jeneci
Merecia ter ganhado todos os prêmios possíveis pelo "Feito Pra Acabar", foi o melhor álbum nacional de 2010. Você curte da primeira faixa até a última, mesmo passando por diversas transições durante o álbum, temos faixas com traços de pop, rock, tropicalismo e até mesmo sertanejo, mas no final acaba sendo um álbum coeso. Os vocais da Laura Lavieri são muito bons também e estão presentes em várias faixas do álbum, são tantas as faixas com os vocais dela que ele nem coloca "part. Laura Lavieri" nelas, é algo tão presente no álbum quanto o próprio Marcelo.
 

Tiê
A Tiê é uma artista que segue uma linha bem MPB, não dá pra falar que ela é muito inovadora ou algo do tipo, mas não deixa de ser uma boa artista. Vocês podem conhecer a música "Piscar O Olho" que foi tema na última novela das 7, música romântica gostosinha de ouvir e é essa a linha que seguem quase todas as músicas dela, o violão sempre se faz presente ( como eu disse, MPB) e seus álbuns trazem alguns covers legais de outros artistas nacionais como o Thiago Pethit, a Tulipa Ruiz e até "Você Não Vale Nada" num versão bem diferente.      



Criolo
Com a força do movimento rap no Brasil nesses últimos anos não dá pra ignorar, eu particularmente não gosto de muitos rappers brasileiros, Criolo é um dos poucos conseguiu me parar para ouvir um álbum inteiro. Apesar de ser considerado um representante do rap nacional, as músicas do Criolo tem muito samba, o que deixa as faixas bem mais agradáveis, a parte instrumental das músicas dele não deixam nada a desejar se comparadas com um Seu Jorge da vida.  O "Nó Na Orelha" foi ovacionado, justamente, pela crítica brasileira. Muito bom.


É isso ai galera, se alguém tiver alguma sugestão musical que quer dividir com os outros leitores do blog ou comigo podem enviar pelos comentários ou na fanpage no facebook. Sábado eu volto com mais um post. Aquele abraço

Nenhum comentário:

Postar um comentário